Os novos tempos do marketing

Os novos tempos do marketing

Por Fernando Rebouças

Nos dias atuais, não falamos mais na era do produto ou na era dos serviços, percebemos a crescente vigência da era do cliente e a sua evolução para um estado no qual podemos conceituar como a era do cliente informado  que troca informações e experiências com outros clientes. Essa comunicação pode ainda ocorrer presencialmente, mas é mais forte nos meios digitais com o crescente uso da internet e de diferentes tipos de equipamentos eletrônicos de acesso.

Antes de planejar e desenvolver um novo produto e serviço, as empresas se sentem obrigadas a primeiro observar o comportamento e ouvir a opinião do cliente no intuito de produzir algo que atenda melhor a demanda de mercado. Não basta somente atender necessidades vitais ou desejos, é imprescindível gerar a melhor experiência possível para o consumidor, ir além de suas expectativas.

A comunicação, vinculada ao processo de publicidade e propaganda, se mantém atrelada aos projetos de marketing de uma empresa, marca e produto, mas essa mesma comunicação empresarial e comercial se adaptou às novas direções de informações  que podem atrair e fortalecer o interesse por um determinado segmento, causa, opinião e comportamento; ou simplesmente gerar a recusa por parte do público.

Para explicar melhor esse novo processo com uma visão mais prática, a editora Évora publicou no Brasil dois livros de David Meeman Scott, especialista e palestrante na área de marketing, que ajudam a planejar e atuar de maneiras mais precisas nesse novo universo de comunicação e mercado digital. Os livros “Marketing e Comunicação em Tempo Real” e “Marketing e Comunicação na Era Digital” são indispensáveis para profissionais e pesquisadores da área.

Em “Marketing e Comunicação em Tempo Real” aborda a vantagem competitiva como um dos primeiros benefícios quando a empresa domina o conhecimento e o fluxo de informação de um determinado segmento. Mas e se os seus concorrentes conseguem esse domínio e essa vantagem competitiva antes do que a sua empresa? Portanto, o autor abre o livro com a frase “Acorde, está na hora da revolução!” E chama atenção para o investidor não se prender aos processos tradicionais de marketing.

No livro “Marketing e Comunicação na Era Digital” o autor enfatiza a velocidade da comunicação nas novas plataformas e nas novas mídias e sua influência no mundo competitivo, principalmente, para atrair o cliente e atrair engajamento no mercado enviando a mensagem certa para o público certo, no livro David Meeman Scott afirma:

“A web abriu uma tremenda oportunidade para alcançar nichos de compradores diretamente, com informações dirigidas, por uma fração dos custos  da publicidade de grandes orçamentos.”

Assim como Philip Kotler e Michael Porter, David Meeman Scott é considerado um dos maiores autores de marketing dos últimos tempos. Obter o conhecimento e trabalhar numa relação positiva com o mercado e o público que queremos atingir é o principal objetivo nos novos tempos de marketing.

Conheça os livros de David Meeman Scott: http://www.editoraevora.com.br/autores/david-meerman-scott.aspx

Capa do livro:

 

, , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *