Papa Francisco

Papa Francisco

Por Fernando Rebouças

“O Papa é argentino, mas Deus é brasileiro” é a máxima proferida pelos católicos brasileiros a partir da eleição de um pontífice nascido na Argentina, país rival no futebol. Porém, o Papa Francisco conquistou o coração dos brasileiros, principal, a partir da Jornada Mundial da Juventude realizada no Rio de Janeiro em 2013.

Mario Jorge Bergoglio nasceu na cidade de Buenos Aires, na Argentina, no dia 17 de dezembro de 1936. Ingressou no seminário no dia 11 de março de 1958, onde iniciou o noviciado na Ordem dos Jesuítas.

No ano de 1960, se formou em licenciatura em Filosofia no Colégio Máximo São José, em San Miguel.  Foi ordenado sacerdote no dia 13 de dezembro de 1969, por Dom Ramón José Castellano. Sendo ordenado bispo no dia 27 de junho de 1992.

Desde 1998, era arcebispo de Buenos Aires, é diplomado em técnico químico. No ano de 2001, recebeu o título de cardeal-presbitero de São Roberto Bellarmino.

Considerado um homem simples, dedicado aos pobres e às questões humanas sociais, se tornou Papa no dia 13 de março de 2013. Escolheu o nome de “Francisco” sob influência do Cardeal brasileiro, dom Cláudio Hummes.

No dia 10 de agosto, durante a sua encíclica ecológica, determinou que o “Dia Mundial de Prece pelo Cuidado com a Criação” para os católicos. Segundo o Papa Francisco é necessário atrair a atenção para os riscos de danos ambientais ao planeta. O dia a ser comemorado é o de 1º de setembro.

Referências:

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/08/papa-estabelece-dia-anual-de-cuidado-com-meio-ambiente-para-os-catolicos.html

http://w2.vatican.va/content/francesco/en/biography/documents/papa-francesco-biografia-bergoglio.html

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *