Pensar e ser si mesmo (livro)

Pensar e ser si mesmo (livro)

Como analisar a subjetividade humana nos dias atuais? O fato de pensar e ser si mesmo nos dias atuais tem gerado novos pontos de reflexão, e a filosofia tem sido um dos principais terrenos para estudos desse tempo. No livro “Pensar e ser si mesmo – Preleções sobre a subjetividade” de autoria de Dieter Henrich, publicado no Brasil pela editora Vozes, oferece diferentes análises sobre a subjetividade humana. Leia um trecho do livro:

“Quando, porém, a consciência ética não é encapsulada e podada, ela adquire uma importância para a compreensão fundamental sobre a vida. No entanto, é preciso avançar com cautela em sua interpretação. Pois até mesmo pensadores de primeira ordem, como, por exemplo, Kant, tendiam a tirar conclusões rápidas e de grande extensão de incondicionalidade realmente vinculada à norma ética fundamental (…) não podemos afirmar que a consciência ética como tal exclui a possibilidade de suposição de que a vida consciente possa, em seu fundamento, permanecer sem qualquer perspectiva de uma proteção e afirmação. Nessa consciência, o sujeito recebe um esclarecimento sobre si mesmo, não sobre seu fundamento.

Teríamos a princípio de um esclarecimento sobre esse fundamento na consciência ética se tivéssemos de supor que a norma do bem é validada por esse fundamento por um ato adicional. Isso, porém, dissolveria também a relação interna entre subjetividade e consciência ética. Precisamos pensar que a força obrigatória da norma se fundamenta completamente naquilo que constitui o sujeito como tal.”

(página 95)

Dieter Henrich é um filósofo alemão e pensador contemporâneo na tradição do idealismo alemão, é um dos filósofos atuais influenciados por Kant, Hegel e Fichte em boa parte de seus trabalhos.

Conheça o livro: http://www.universovozes.com.br/livrariavozes/web/view/DetalheProdutoCommerce.aspx?ProdId=8532657435

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *