Pierre Bourdieu

Pierre Bourdieu

Sociólogo francês, nascido na cidade de Denguin, em 1º de agosto de 1930, falecido em 23 de janeiro de 2002, na cidade de Paris. Foi filósofo de formação, lecionou na École de Sociologie du Collège de France.

Em seus trabalhos escreveu sobre educação, cultura, literatura, arte, comunicação, política e sociologia da sociologia. Publicou o seu primeiro livro em 1958, com o título “Sociologia da Argélia” baseado em suas pesquisas naquele país. Em suas análises econômicas se opôs ao liberalismo e à globalização.

No contexto da educação, segundo o livro “Pierre Bourdieu – Conceitos Fundamentais” editado por Michael Grenfell e publicado pela editora Vozes, o tema foi analisado da seguinte maneira:

“Bourdieu dedicou tempo e esforço intelectual consideráveis para analisar a educação através de investigações específicas de escolas e universidades. Ele estava preocupado em mostrar os efeitos socialmente (re)produtivos da educação formal. Longe de ser uma instituição meritocrática através da qual qualquer criança em particular poderia progredir, Bourdieu demonstrou que aqueles que se beneficiavam do sistema escolar francês eram aqueles que já possuíam vantagens sociais e econômicas.”

(pág. 106)

O filósofo Bourdieu determinava a divisão do capital em quatro segmentos:

  • Capital econômico;
  • Capital cultural;
  • Capital social;
  • Capital simbólico;

Bourdieu é muito estudado até os dias atuais nas principais universidades do mundo. Dedicou-se à releitura de clássicos, construção de conceitos e busca por uma postura crítica do intelectual em seu posicionamento político.

Conheça mais a obra: http://www.universovozes.com.br/livrariavozes/web/view/DetalheProdutoCommerce.aspx?ProdId=8532656870

 

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *