Processo criativo

Processo criativo

Por Fernando Rebouças

A criatividade, nos dias atuais, não é mais considerada um fator paralelo ao mercado e às responsabilidades profissionais, em muitos setores a criatividades é fundamental para o sucesso de um profissional ou para uma empresa. Quando falamos em criatividade, além da habilidade pessoal e profissional, ela também gera o mercado e uma vasta indústria, a indústria criativa.

Mas para idealizar, pensar e planejar soluções e novos produtos, como ocorre o processo criativo? Desde a imaginação, inspiração até a pesquisa ou brainstorming (chuva de ideias geradas e grupo) o processo criativo pode apresentar diferentes aspectos.

Buscando na psicanálise a possibilidade de investigar melhor os processos de pensamento e visão criativa, no livro “Processo criativo”, de Claudio Castelo Filho, publicado pela editora Blucher:

“Escritores, artistas e cientistas, principalmente os de gênio, teriam capacidade de transformar em linguagem universal aquilo que intuíram (a partir de suas experiências de vida, dos dados sensoriais disponíveis) e puderam sonhar. São capazes de traduzir o que “vislubram” em expressão artística, literária ou em sistemas dedutivos científicos. O aspecto genial estaria na condição de aprender e sonhar algo que tenha características universais, revelando aos humanos aspectos da realidade e de si mesmos nunca percebidos antes que tais indivíduos pudessem formular suas transformações. Os mitos em geral também cumprem essa função.”

O processo criativo pode ser gerado a partir da capacidade imaginativa e de raciocínio de um indivíduo e, em certos casos a partir da percepção de um ou mais indivíduo perante um determinado cenário e elementos. Compreender e aplicar os diferentes níveis de processo criativo poderá ser a resposta para o futuro.

Conheça mais sobre o livro “Processo criativo”:

https://www.blucher.com.br/livro/detalhes/o-processo-criativo-transformacao-e-ruptura-1121

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