Produção mais limpa (PmaisL)

Produção mais limpa (PmaisL)

Por Fernando Rebouças

Em sustentabilidade o termo “PmaisL” significa Produção mais limpa, e tem como metodologia predominante a eliminação da poluição no processo de produção, e depois que o produto já está fabricado.  Sabemos que, no processo de produção, há impactos ambientais como geração de resíduos químicos, por exemplo, uso da água e da energia, custo de combustível poluente no processo de transporte de insumos, entre outros impactos.

O PmaisL prevê um conjunto de métodos que visam otimizar investimentos de maneira sustentável, diminuindo o custo financeiro e ambiental desde a extração da matéria-prima, o processo de transformação da mesma em insumo e processo completo de produção de um determinado produto, fatores que exigem visão estratégica de sustentabilidade, engenharia de produção  e logística.

Produzir consumindo menos recursos naturais e respeitando o meio ambiente gera valor agregado positivo à empresa, marca e produto, tornando a empresa mais produtiva. Além do desperdício de recursos naturais, do aumento da demanda por recursos produtivos, a poluição é um dos principais fatores que geram perdas irreparáveis ao meio ambiente, às espécies e a qualidade de vida.

No processo de produção, as empresas buscam elaborar projetos de PmaisL cada vez mais aprimorados envolvendo todos os profissionais participantes em cada etapa de produção, sendo uma metodologia que soma benefícios econômicos, ambientais e sociais. O PmaisL analisa:

– Processos;

-Produtos;

– Serviços;

Segundo o World Business Council for Sustainable Development , o PmaisL ajuda na ecoeficiência de uma empresa desde que a instituição tenha atenção ao fornecimento de bens e serviços a preços competitivos, satisfazendo as necessidades humanas (funcionários, clientes e comunidade como um todo) com geração de qualidade de vida, redução de impacto ambiental e utilização dos recursos naturais em nível mínimo sem colocar em riscos a qualidade de vida e o meio ambiente para as futuras gerações.

Referências:

[www.cebds.org.br/ cebds/eco-rbe-publicacoes.asp].

http://saudebusiness.com/noticias/a-producao-mais-limpa-pmaisl-a-ecoeficiencia-em-um-laboratorio-de-analises-clinicas/

 

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *