Propaganda Imitativa (livro)

Propaganda Imitativa (livro)

Por Fernando Rebouças

Segundo Camões, o mundo é composto de mudanças, tomando novas qualidades. Essa afirmação é uma das inspirações para os estudos dos valores e das mudanças do universo da propaganda e do seu processo de relação humana no livro “Propaganda Imitativa”, escrito por Gino Giacomini Filho, lançado no Brasil pela EdUSP.

Os argumentos do autor não provém somente da análise visual e popular da publicidade, mas acrescente observações sobre trabalhos acadêmicos e científicos sobre o temas. Afinal, onde estaria o terreno da originalidade da propaganda e a sua verdadeira missão junto à sociedade?

Leia a seguir dois trechos do livro que chamam a atenção:

1 – “Cappo entende que os trabalhos das agências de publicidade em meados do século XX mantinham diferenciações e bom grau de criatividade, sendo até possível caracterizar diante de um anúncio a sua agência de origem, que quase formava uma marca distintiva. Porém, atualmente: ‘Uma análise dos comerciais de diferentes países mostra que as ideias criativas são habitualmente copiadas ou adotadas.”

2 – “Como as imitações ilícitas quase sempre atingem o mercado, desdobram-se também em danos sociais, que podem se traduzir em concorrência desleal, indução a falsas e deceptivas aquisições, ameaça à saúde e à qualidade de vida, falsidade ideológica, crime contra a economia da cidadania, afronta aos princípios de educação e valores legítimos.”

Conheça mais o livro:

http://www.edusp.com.br/detlivro.asp?ID=415487

Imagem da capa:

 

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