Risco geológico.
Por Fernando Rebouças
O risco geológico está associado aos fenômenos geológicos inerentes à estrutura do planeta Terra e aos níveis de probabilidade de um acidente geológico ocorrer na crosta terrestre. Esses acidentes podem gerar perdas naturais e humanas.
O risco geológico é parte de um risco natural mais abrangente, como por exemplo, uma forte chuva torrencial pode causar enchentes (risco natural) que poderá se desdobrar em avalanches (risco geológico); se na mesma área houver uma mina sendo explorada, a chuva poderá poluir os rios da região ao invadir as minas e trazer à tona todos os metais pesados da mina causando um iminente risco ambiental.
Um risco geológico e natural também pode ser causado pela má construção de moradias e infraestruturas de estradas e fundações. O nível geológica de determinada região sofre influências da densidade populacional, da tecnologia utilizada e da organização sociocultural do lugar.
Uma catástrofe geológica é medida pela sua natureza, pela sua intensidade e pelas características da região. Ressaltamos, que uma catástrofe geológica pode ser de causa natural ou humana.
Em análise geral, há os seguintes tipos de riscos geológicos:
1 – Avalanches, derrocadas, escorregamentos de terras;
2 – Vários tipos de fenômenos glaciares e de degelo em regiões frias;
3 – Erupções vulcânicas e fenômenos associados ao vulcanismo;
4 – Sismos, tsunamis e ruptura ao longo de falhas geológicas ativas;
5 – Variações do nível freático e subsidência;
6 – Fenômenos associados à variação da linha de costa, erosão costeira migração de dunas e de cordões dunares;
7 – Assoreamento e desassoreamento do leito de rios e de estuários.
O risco geológico antropogênicos, em nível mundial, tornou-se mais frequente depois da Revolução Industrial, que gerou uma maior demanda por espaços ocupados para a indústria, moradia e extração de recursos naturais. A partir dessa observação, podemos concluir que o risco geológico é iminente conforme o nível de ocupação de uma área.
Lembramos que o risco está diretamente ligado ao avanço demográfico de diferentes regiões do mundo. Leia a seguir os tipos de riscos geológicos:
Riscos naturais:
– Cheias;
– Sismos;
– Vulcões;
– Deslizamentos;
– Radioactividade natural;
– Elementos dissolvidos na água;
– Queda de meteoritos;
Riscos Antropicamente Amplificados:
– Sismicidade induzida;
– Amplificação de cheias;
– Contaminantes na cadeia alimentar;
Riscos Tecnológicos:
– Resíduos nucleares;
– Produtos sintéticos;