Serviços ambientais

Serviços ambientais.

Por Fernando Rebouças

Quando nos referimos às nascentes de água não podemos nos esquecer que as mesmas são de grande importância para o consumo humano, para o equilíbrio do meio ambiental, paras árvores que realizam a fotossíntese e geram oxigênio necessário para o desenvolvimento da vida. Nessa resumida percepção compreendemos a cadeia natural responsável por diversos nível de serviços ambientais prestados pelos organismos e funcionalidades da natureza.

A natureza presta serviço para a manutenção da vida e para o desenvolvimento da vida humana. Aprofundando sobre o conceito de serviço ambiental, devemos considerar que uma determinada floresta fornece água, purificação do ar, regulagem do clima, energia e matérias-primas para o trabalho da civilização humana: madeira, frutos, fibras, sementes, e etc.

Os rios formam sistemas fluviais que mantêm a oferta de água doce, energia, habitat para peixes e água para animais. As chamadas zonas úmidas costeiras possuem a capacidade de filtrar s resíduos, represam as cheias dos rios e formam viveiros naturais de espécies de peixes.

Os ecossistemas em conjunto prestam serviços, ou seja, benefícios de origem natural que são importantes para a manutenção da vida orgânica e biológica, e que também geram recursos naturais para as atividades humanas. Dentre os serviços podemos destacar, além da água e do clima, oferta de cereais, peixes, proteção contra riscos naturais, controle da erosão e espaço para recreação.

A destruição da natureza compromete a qualidade e existência desses serviços, a diminuição de cobertura vegetal e de lençóis freáticos compromete a sustentabilidade dos processos ecológicos naturais e dos serviços ambientais que deixam de ser contínuos e renováveis em virtude da destruição do meio natural.

Muitos desses serviços são invisíveis perante nossos olhos, como por exemplo a purificação da água e do ar; a decomposição de dejetos, renovação dos solos, polinização de plantas, controle de pestes e pragas por meio da auto regulação de número de indivíduos de espécies, transferência de nutrientes e manutenção da biodiversidade.

A partir do momento em que a comunidade científica tem divulgado a importância dos serviços prestados pela natureza, tem crescido os protestos por parte de ambientalistas contra a destruição do meio ambiente, principalmente, perante à poluição atmosférica, dos recursos hídricos e do solo.

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Servi%C3%A7os_ambientais

http://www.oeco.com.br/suzana-padua/18255-oeco19816

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *