Software product line (SPL)

Software product line (SPL).

Por Fernando Rebouças

O termo “software product line” refere-se a uma linha de produtos de software, um conjunto de sistemas com um conjunto de funcionalidades similares, que tendem a atender a necessidade de um segmento de mercado (grupo de consumidores) e a missão de uma corporação.

Esses softwares são desenvolvidos sob a mesma base, em inglês “core”. As SPL especificam o uso de técnicas de engenharia na criação de sistemas de softwares similares a partir de um projeto que padronize as especificações comuns entre os softwares similares, no objetivo de facilitar a produção e condicioná-la a um modo comum de produção.

Determinados produtos provenientes de técnicas usadas em outras áreas da engenharia são adaptadas para a fabricação de uma linha de produto sob um mesmo processo de linha de montagem e configuração. Nos último tempos, as SPL estão dse tornando no meio mais utilizado no setor de desenvolvimento de software, pois possibilitam a otimização do processo de produção e, sobretudo, dos ganhos tecnológicos e financeiros.

Essa linha utiliza áreas da Engenharia de Softwares, dentre as quais destacam-se a Engenharia de Requisitos, Definição de Arquitetura, Avaliação de Arquitetura, Desenvolvimento de componentes, Integração de Sistemas de Softwares e Testes de cada parte ou produto final.

A linha de produtos de softwares possui um ciclo de vida que apresenta variações, não somente mercadológicas, mas relativas ao comportamento do programa. No processo de planejamento e produção, há um monitoramento sobre os pontos de variação a respeito dos comportamentos. Essa análise auxiliará na concretização de um produto final mais seguro, confiável e de melhor qualidade.

Todo oesse processo que estuda e avalia cada variação no processo de desenvolvimento de um software é referido como “binding time”. Uma das principais missões da implementação de uma “software product line” é abranger num mesmo conjunto semelhanças de comportamento e funcionalidades que facilitem a gestão da qualidade sobre os produtos fabricados.

Além da qualidade, o estudo e elaboração da linha permite criar softares de maior capacidade de tempo e que ofereça o melhor custo-benefício aos desenvolvedores e seus clientes. Visa mitigar a complexidade de criação e manutenção de sistemas de softwares.

Numa visão geral, a SPL gera resultados que otimizam a estratégia de desenvolvimento e de mercado de um software. Nela, a engenharia se concentrará mais nas variações de forma padronizada por estarem contidas numa mesma linha de desenvolvimento, permitindo selecionar com mais facilidade cada ponto de variação.

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Linha_de_produtos_de_software

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *