Theodor W.Adorno e a Metacrítica (livro)

Theodor W.Adorno e a Metacrítica (livro) 

Por Fernando Rebouças

Theodor Adorno nasceu em 11 de setembro de 1903, e faleceu em 6 de agosto de 1969, foi filósofo, sociólogo, musicólogo e compositor alemão. É considerado  um dos mais importantes ícones da Escola de Frankfurt, ao lado de outros grandes nomes como Max Horkheimer, Walter Benjamin, Herbert Marcuse, Jürgen Habermas e outros.

Formou-se  na Universidade de Frankfurt, onde estudou Filosofia, Musicologia, Psicologia e Sociologia. Em 1924, defendeu a sua tese de conclusão de curso sobre Edmund Husserl.

Recentemente, no Brasil, a editora Unesp publicou a obra “Para a Metacrítica da Teoria do Conhecimento”, na qual Adorno apresenta uma crítica materialista de Husserl por meio de uma dialética negativa, sendo o livro marcante entre as fases de juventude e maturidade de Adorno.

Leia um trecho da apresentação do livro na edição brasileira:

“A recepção da obra de Adorno no Brasil, salvo certas peculiaridades definidas pelo mundo do nosso atrelamento aos humores e estilos intelectuais, é semelhante à constatada em outros ambientes filosóficos, da preeminência do modelo de teoria crítica aberto pela Dialética do esclarecimento segue-se a questão da indústria, dali se vai imediatamente à Terra estética e, menos, às monografias musicais e os muitos volumes de ensaios.

A imagem de autor evocada nesse percurso entre textos é, sobretudo, a de um esteta e crítico cultural voltado aos fenômenos que, formal e materialmente, definiram o século XX. Tal restrição tem como efeito a dissolução do caráter antinômico reconhecido por Adorno, por exemplo, na tarefa de elaborar uma teoria estética ou uma dialética negativa que esteja à altura do seu específico diagnóstico do capitalismo tardio e de sua crítica à filosofia sistemática em versão idealista.”

A leitura dos textos de Theodor W. Adorno é indicada para estudos em filosofia, psicologia, comunicação, sociologia e demais áreas que viam avaliar as linguagens e pensamentos das sociedades recentes.

Conheça a obra de Theodor Adorno:

http://www.editoraunesp.com.br/catalogo/9788539304066,para-a-metacritica-da-teoria-do-conhecimento

Capa:

Apresentação da editora:

Nesta obra clássica, escrita nos anos 1930, Theodor W. Adorno antecipa muitos dos temas que se tornariam fundamentais na filosofia contemporânea – a crítica ao fundamentalismo e às ilusões do idealismo, o fim da epistemologia –, além de anunciar as ideias centrais que desenvolveria em seus trabalhos mais importantes. O livro, assim, carrega a singular característica de traçar uma ponte direta entre o período de juventude e o de maturidade do filósofo.

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *