UPP

UPP.

Por Fernando Rebouças

A UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) é um projeto do governo do Estado do Rio de Janeiro, implementado pela Secretaria de Segurança Pública desde 2008. O projeto é referente à instalação de bases policiais comunitárias dentro das favelas do Estado, inicialmente, na capital do estado, Rio de Janeiro.

A primeira UPP foi construída no Morro Santa Marta, posteriormente, novas unidades foram instaladas na Cidade de Deus, Batan, no Morro Pavão-Pavãozinho e no Morro dos Macacos. Na prática, as UPP´s têm o objetivo de tomar as áreas do tráfico de drogas e ajuda a reconstruir o ambiente de paz para os moradores das comunidades.

A presença dos policiais das UPP´s é referente a um policiamento comunitário, cujo conceito é trabalhar com a confiança e parceria com os moradores da comunidade. Não é apenas a presença policial para manter territórios livres de traficantes e milicianos (ex-policiais paramilitares que administram regiões contra os traficantes sem autorização do estado), mas um trabalho também social e construtivo.

O policiamento comunitário auxilia a comunidade nas questões e necessidades dos moradores. Grande parte dos policiais das UPP´s são recém-formados pela PMERJ (Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro) que saem das academias preparados para este tipo de policiamento.

As UPP´s também podem receber efetivo de policiais mais experientes e , em caso de combate direto, com o auxílio do BOPE e, em determinados casos, das Forças Armadas do Brasil. A presença das UPP´s garante a entrada de serviços públicos essenciais como luz, água, limpeza pública e obras de saneamento básico, antes inexistentes em áreas dominadas pelo tráfico e pelas milícias.

A instalação dessas unidades, além de trazer ganhos nas áreas da segurança pública e social para as comunidades e sociedade civil como um todo, também amplia a confiança do cidadão e das empresas que trabalham e investem no Estado do Rio de Janeiro. Em tempos antecedentes à realização da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíadas de 2016 na cidade do Rio de Janeiro, as UPP´s têm simbolizado para todo o mundo uma solução e real administração dos problemas de segurança pública que há mais de vinte anos têm ameaçado a tranqüilidade das comunidades e dos cidadãos do estado.

Referências:

http://passapalavra.info/?p=25554

http://abordagempolicial.com/2010/03/upp-na-revista-veja-rio/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Unidade_de_Pol%C3%ADcia_Pacificadora

 

, ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *