Verdades e Mentiras (livro)

Verdades e Mentiras (livro)

Por Fernando Rebouças

Desde meados dos anos 1980, com o período de redemocratização do Brasil, a democracia e a ética têm crescido nos debates sociais do país. Agora, imagine este assunto com uma boa carga de história e análise filosófica sendo debatida pelas principais mentes intelectuais de nossa atualidade? O leitor pode ler esse debate no livro “Verdades e Mentiras” escrito à quatro mãos por Mario Sergio Cortella, Gilberto Dimenstein, Leandro Karnal e Luiz Felipe Pondé, publicado pela editora Papirus / 7 Mares.

Na obra, os quatro debatem sobre os caminhos que a democracia e a ética tomaram no decorrer de nossa história e seus significados em nossa atualidade. Leia a seguir um trecho do livro:

A mentira como conduta de ética?

Gilberto Dimenstein – Gostaria de iniciar este bate-papo com a premissa de senso comum que diz que todo político mente. Mas um político que fala a verdade numa campanha consegue se eleger? Ou seja, a ética da política é diferente da ética do cidadão?

Luiz Felipe Pondé – No sentido de mentira não é tão diferente assim. E lhe dou essa resposta entendendo ética como hábitos e costumes, isto é, o modo como as pessoas se comportam na realidade, ao longo do tempo, e repetem comportamentos que têm como resultado algo que dá certo. Assim, mentir no dia a dia funciona em alguma medida (…).

Mario Sergio Cortella – Mas temos que fazer uma distinção entre a ética circunstancial, aquela que um pouco mais se aproxima da nossa identidade, daquela ética contratualista, que é germânica. Um soldado alemão pararia no semáforo com um tanque tanto quanto um civil alemão (…).

Leandro Karnal – A começar pela filosofia, se você diz que a verdade é relativa, seu enunciado se torna relativo. Portanto, se é relativo que a verdade é relativa, logo ela pode ser absoluta. Esse é um debate que existe desde os pré-socráticos (…).

Apesar de toda discussão a respeito da democracia e da política brasileira, os autores propõe um certo otimismo no final do livro que vale a pena ser lido não somente por especialistas da área acadêmica, mas por todos os cidadãos brasileiras que desejam ser mais conscientes como brasileiros.

Conheça mais o livro:

http://www.papirus.com.br/livros_detalhe.aspx?chave_livro=4140&pagina=0&origem=livros.aspx&opcao=pesquisa&qual=titulo&descricao=Verdades

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *