Victor Hugo

Victor Hugo

Victor Hugo é reconhecido como poeta, romancista, ensaísta, dramaturgo e político, nasceu em 26 de fevereiro de 1802 em Besançon, França; e faleu em 22 de maio de 1885, em Paris. Ajudou a introduzir o romantismo na França, dentre suas obras destacam-se “Hernani” publicada em 1830, As contemplações, uma obra de poesia publicada em 1856, e “Os miseráveis” romance lançado em 1862.

As histórias sobre os possíveis contatos que Victor Hugo teve com experiências espíritas são confirmadas no livro de sua autoria “O livro das mesas – As sessões espíritas da ilha de Jersey” publicado no Brasil pela editora Três estrelas. As experiências começam durante o exílio do escritor em Jersey, na ilha britânica onde desembarcou em 1852.

Victor Hugo optou pelo exílio por ser um dos deputados franceses que havia se declarado contra Napoleão Bonaparte. O seu exílio em Jersey duraria até 1870, com a queda de Napoleão III.

Na ilha de Jersey, uma de suas amigas inicia a família e amigos na experiência do espiritismo e das Mesas girantes e falantes, prática já difundida nos EUA e na Europa daquela época. No ano de 1853, Victor Hugo teve a oportunidade de receber na mesa o espírito de Leopoldine, sua própria filha que falecera afogada em 1843. Leia um trecho do livro a seguir.

“A mesa se agita quase imediatamente.

Victor Hugo: Uma observação antes de perguntar quem está aqui. Três questões continuam pendente: em primeiro lugar, a questão relativa ao druidismo e ao cristianismo. Em segundo lugar, a sequência do diálogo com o ser misterioso que falou em 1º de março. Em terceiro, uma questão vinda da Espanha. A mesa vacila, depois aponta para qual dessas três séries de idéias ela deseja desenvolver esta noite. Desnecessário dizer que, se ela quiser falar de outro assunto, estamos aqui para escutá-las.”

Página 435

Conheça mais o livro: http://www.editora3estrelas.folha.uol.com.br/catalogo/livros/125563-o-livro-das-mesas.shtml 

O Livro das Mesas - Capa

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *