Vinicius de Moraes

Vinicius de Moraes

Por Fernando Rebouças

Reverenciado como um dos principais ícones da poesia modernista brasileira e da Bossa Nova, Vinícius de Moraes, ou o “poetinha”, nasceu em 19 de outubro de 1913, na cidade do Rio de Janeiro. Faleceu em 9 de julho de 1980.

Além de poeta e compositor, trabalhou como dramaturgo, diplomata, jornalista e cantor. Em 1941, trabalhou como crítico de cinema no jornal “A Manhã” e se empregou no Instituto dos Bancários. Em 1942, tentou o concurso para o Ministério das Relações Exteriores, mas foi reprovado. Conseguiu a aprovação em 1943.

No ano de 1946, foi designado para assumir o primeiro posto diplomático como vice-cônsul em Los Angeles, retornando ao Brasil em 1950, após a morte de seu pai, no mesmo ano visitaria o poeta chileno Pablo Neruda no México. Nos anos 1950, trabalhou na diplomacia em Paris e Roma. Em 1968, afastaram Vinícius de Moraes da carreira diplomática, sendo aposentado compulsoriamente pelo AI5 no período da Ditadura Militar, a respeito desse fato, no site oficial de Vinícius de Moraes está registrado:

“Em dezembro, mês da instauração do Ato Institucional nº 5, realiza, ao lado de Baden Powell e da cantora Márcia, uma série de shows em Portugal. No dia 13, data da publicação do Ato, Vinicius faz no palco, como forma de protesto, uma leitura de seu poema ‘Pátria minha’.”

Na poesia e na música ficou reconhecido pelo seu estilo lírico e pela escrita de sonetos. Era boêmio, casou-se nove vezes. A paixão e o amor foram temas recorrentes em sua obra poética. Na MPB (Música Popular Brasileira) teve como parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra.

Faleceu no dia 9 de julho de 1980, em sua casa na Gávea. Antes de falecer, lançou seu último disco (LP) em parceria com Toquinho, deixando uma vasta obra literária reconhecida em todo o mundo.

Site oficial de Vinícius de Moraes:

http://www.viniciusdemoraes.com.br

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *