Vírus Zika

Vírus Zika

Por Fernando Rebouças

O vírus da zika é da mesma família da dengue e da febre amarela, é transmitido, principalmente, pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor da dengue e chikungunya. Os principais sintomas da zika são febre, vermelhidão e mal-estar. Mas, em muitos casos a zika pode ser assintomática em 80% dos caos. Em caso de sintomas, os mesmos podem desaparecer de 3 a 7 dias.

Não há registro de uma segunda incidência da zika na mesma pessoa que já tenha contraído a doença anteriormente. A principal preocupação em relação à doença está relacionada aos casos de microcefalia em recém-nascidos cujas mães foram infectadas com o vírus durante a gestação.

Entre os anos de 2015 e 2016 foi registrado um aumento nos casos de zika no Brasil, nos demais países da América Latina, nos EUA e Europa. Em fevereiro de 2016, os EUA assumiu a liderança nas pesquisas para o desenvolvimento de uma vacina eficaz contra o vírus zika e o governo brasileiro capitaneou uma nova campanha contra o mosquito Aedes aegypti.

Segundo a Fiocruz, a dengue, chikungunya e zika são três vírus que estão circulando ao mesmo tempo no Brasil, colocando a saúde pública em alerta. O infográfico “Aedes em foco: arboviroses em expansão no Brasil” trata das origens dessas enfermidades, sintomas, complicações e riscos na gravidez e para recém-nascidos.

Veja o infográfico: http://periodicos.fiocruz.br/sites/default/files/Infografico%20Zika%2C%20chikungunya%20e%20dengue.jpg

Bibliografia:

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2016/02/1738914-testes-em-larga-escala-de-vacina-contra-zika-iniciam-daqui-18-meses-diz-oms.shtml

http://www.periodicos.fiocruz.br/pt-br/content/aedes-em-foco-arboviroses-em-expans%C3%A3o-no-brasil

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *