Vladimir Safatle e a política

Vladimir Safatle e a política

Vladimir Safatle é professor do departamento de filosofia da USP e colunista da Folha de S.Paulo. É autor de, entre outros, A paixão do negativo: Lacan e a dialética (2006), Lacan (2007), Cinismo e falência da crítica (2008) e Fetichismo: colonizar o outro (2010). Foi professor visitante das universidades Paris VII e Paris VIII, e das universidades de Toulouse (França) e de Louvain (Bélgica).

O livro Só mais um esforço é uma reflexão sobre a vida política brasileira nas últimas décadas, à luz dos processos globais do capitalismo e do esgotamento das esquerdas.

A partir da experiência petista na Presidência, o professor de filosofia Vladimir Safatle demonstra como o lulismo foi o último momento do “grande modelo de conciliação” da esquerda com a democracia liberal. Para alcançar e manter o poder, os líderes outrora radicais optaram por recuperar uma das maiores fantasias nacionais: a da aliança das classes por meio do crescimento e do progresso. Foi assim que o conformismo tomou o lugar do conflito, e a reforma, o da transformação.

A análise de Safatle desemboca nesse “território em desagregação” que é o Brasil atual, quando o medo paralisa a ação política e um novo desafio se coloca: refundar urgentemente a esquerda.

Leia um trecho do livro: http://www.editora3estrelas.folha.uol.com.br/primeiraleitura/124886-o-ultimo-capitulo-ou-historia-sucinta-da-decomposicao-de-um-pais.shtml

Só mais um esforço - Capa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *