Webwriter

Webwriter.

Por Fernando Rebouças

O webwriter é o profissional capacitado para redigir textos e editar qualquer conteúdo textual para sites, blogs, livros digitais publicados na internet, mídias sociais e demais conteúdo em suportes virtuais. Além da capacidade de escrever, é aconselhável que o webwriter tenha formação acadêmica em publicidade e propaganda, jornalismo e letras, com conhecimentos em softwares e ferramentas básicas de web.

O artigo redigido pelo webwriter, dependendo do conteúdo do suporte e de seu público, poderá ser de estilo pedagógico, jornalístico, descritivo ou persuasivo. É responsável por pesquisar determinado assunto, acompanhar o planejamento e evolução do site (ou outro tipo de suporte virtual), redigir, corrigir e adequar o artigo ao público direto pretendido.

O termo webwriter provém de duas expressões do idioma inglês “web” , que em português é um sinônimo conceitual de internet e “writer”, escritor, ou seja, “escritor ou redator de internet”. Está nas mãos do webwriter a missão de iniciar e fortalecer o conteúdo textual de um site, acompanhando tendências, assuntos relevantes e segmentos de interesses.

Além da escrita, o webwriter auxilia na composição e organização das fontes de pesquisas, da elaboração de pautas, determinação de imagens ilustrativas e distribuição do conteúdo na internet.

Além de softwares de textos, o webwriter pode utilizar softwares de imagens e pesquisa para acelerar na composição do conteúdo, esses softwares junto com os serviços de sites, blogs e mídias sociais em conjunto são as ferramentas principais de trabalho de um webwriter.

Além da internet, outros suportes digitais também são referidos como campo de trabalho para a publicação de artigos, como o CD-ROM, Wireless e DVD. Nesse ambiente digital, o texto está inter-relacionado com fotos, filmes, animações, banners comerciais, links, som e textos em tamanhos e estilos diferentes para atrair a atenção do leitor ao conteúdo do artigo.

O artigo é considerado um conteúdo textual num ambiente multimídia, o ponto principal de um conteúdo informativo. O webwriter é uma profissão nova que não se restringe somente à redação online informativa. O jornalismo online é uma das áreas de atuação do webwriting que produz textos noticiosos para a internet.

Há os webwriter corporativos que produzem textos para sites de empresas, distribuídos via internet e intranet para a promoção de informações institucionais. Neste site, InfoEscola.com, todo o conteúdo textual é composto pelo trabalho de webwriters formados em publicidade, comunicação, letras e áreas específicas e de formação pedagógica.

É um profissional multimídia, toda empresa, independente de seu ramo de atividade no mercado, pode contratar um webwriter, desde que a mesma esteja preparada para a elaboração e distribuição de conteúdo digital, respeitando o trabalho do webwriter em todos os níveis de bem-estar profissional e evolução positiva de trabalho.

Referências:

http://trbwebwriting.blogspot.com/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Web_Writer

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *